terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ATIVIDADE CAED - JOSENIS NUNES (GESTÃO ESCOLAR)

PROJETO – A ESCOLA CONTRA O TABAGISMO

“O melhor caminho para prevenir o uso das drogas é promover o amor pela vida, o sentimento ecológico, a saúde e a dignidade humana”.





1-Apresentação

Ao falarmos em drogas, não podemos esquecer de que aquelas que mais malefícios trazem a humanidade são as drogas lícitas. Em primeiro lugar está o tabagismo. O cigarro sem sombra de dúvidas,mata expressivamente mais do que outras drogas.Onde há fumaça...sua saúde corre perigo! O fumo prejudica o fumante e também as pessoas que respiram o ar perto dele. O fumo é responsável por 90% dos câncer de pulmão.Vários outros motivos podem ser agravados ou causado pelo consumo do tabaco.Além disso, já se comprovou que o cigarro encurta a vida dos fumantes em alguns anos. Portanto, cada cigarro que se consome,custa não só dinheiro mas,principalmente, alguns minutos de vida. O cigarro mata 80.000 pessoas todo ano no Brasil. Quase 11 pessoas a cada hora.O duro é que a moçada não está se importando, tanto que 90% dos fumantes começam antes dos 21 anos.E os jovens estão cada vez mais nessa.Dos 35 fumantes do Brasil, 5 milhões são jovens.Gente ,é a sétima parte do total, um absurdo! Pior : a turma está começando cada vez mais cedo.É quando os jovens deveriam estar fazendo esporte e levando uma vida saudável, já que é uma fase importante do crescimento e desenvolvimento intelectual.
A dependência de nicotina se estabelece mais rápido do que a de cocaína.Isso porque o cigarro não é visto por muita gente como droga e custa mais barato do que a cocaína.Um dos principais componentes, do fumo, é a nicotina provavelmente a responsável pela dependência física. A nicotina e o álcool são as duas únicas viciosas plenamente aceita por nós, no mundo Ocidental.
O tabaco é nocivo a saúde. Fumar em público, é antes de tudo, comprometer a saúde dos outros.
O hábito de fumar pode arruinar o sorriso e causar danos irreparáveis aos dentes, às gengivas e a boca. O fumo também ocasiona um gosto desagradável na boca e mal hálito.O cigarro envenena o corpo, causando dependência.
A cada tragada, o fumante manda para dentro do seu organismo um coquetel de substâncias que fazem mal e que os fabricantes não mostram para você, porque antes de enrolar o cigarro, os fabricantes enrolam você.

2- Justificativa

Sabendo-se que o cigarro, sem sombra de dúvidas, mata expressivamente mais do que outras drogas é que resolvemos fazer uma campanha educativa na escola, intitulada: “ A escola contra o tabagismo”, que visa abrir os olhos dos jovens que pensam que o cigarro é uma curtição. Queremos mostrar que dentro de um cigarrinho inocente, pode haver mais de 4000 substâncias.Todas tóxicas.( O suficiente para fazer muito mal ), pois o cigarro é uma calamidade mundial. Após a Segunda Guerra Mundial ( 1939-1945), o hábito de fumar cigarros se alastrou tanto que se tornou uma epidemia, com grandes riscos de vida, encurtando a vida dos fumantes em alguns anos.
Segundo, a Organização Mundial de Saúde(OMS), 90% dos fumantes se iniciam no vício entre 5 e 19 anos de idade, ou seja, em idade escolar. Isso demonstra a grande responsabilidade que a escola e o professor, têm com a luta contra o tabagismo, que é a principal causa de morte evitável do planeta.
A escola tem papel fundamental em ajudar a acabar com o vício que mata 5 milhões de pessoas por ano.Toda criança e jovem devem aprenderem desde cedo os males causados pelo consumo ou pelo contato com a fumaça do cigarro. A escola deve não só transmitir informações aos alunos, mais também atingir os pais. “crianças e jovens têm influência fundamental para fazer os familiares fumantes deixar o vício.
Qualquer educador cioso de seus deveres profissionais deve trabalhar os temas transversais nos currículos escolares, demonstrando a co-responsabilidade pela vida social e pela formação plena do educando. Portanto, é fundamental se trabalhar no âmbito escolar a problemática das drogas, ressaltando o tabagismo, como um dos males que prejudica a vida. A medida ainda é dissuadir os adolescentes de contraírem o hábito, já que é durante essa frase que se forma o futuro fumante. A escola não pode ser omissa em relação ao tema abordado. Através das escolas e dos veículos de propaganda, sem necessidade de adotar um tom mordisca , é possível que um dia chegaremos a extirpar da imagem ideal do homem moderno esse cigarro que atualmente parece constituir um acessório indispensável.
Esse pequeno cilindro de papel, de aparência inofensiva, é uma das mais perfeitas armas assassinas já criadas.O cigarro seduz porque dá prazer a quem fuma – um prazer ilusório que logo se transforma em necessidade, em dependência. A cada tragada, o fumante ingere mais de 4700 substâncias tóxicas. Os derivados do tabaco – cigarro, charuto e fumo para cachimbo – matam cerca de 3 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Pense bem : porque ser uma delas?

3-Objetivo geral

Levar aos estudantes a ter uma consciência crítica sobre o tabagismo, identificando-se os males do cigarro, e a importância de não entrar nessa onda de fumar.

4- objetivos específicos

- Aguçar a consciência crítica sobre o uso de cigarro.
- Esclarecer sobre os efeitos do cigarro sobre o organismo.
- Identificar as substâncias tóxicas que estão presentes no cigarro e que acarrentam sérios problemas à saúde.
- Alertar os jovens para os males do fumo.

5- Conteúdo

O Tabagismo

6- Metodologia
Trabalhar a interdisciplinaridade é a melhor opção,através da Pedagogia de Projetos ,que faz cair o muro que separam as disciplinas, favorecendo um ensino integrado e mais interessante, pois um conteúdo faz conexão com o outro conteúdo da outra disciplina.A escola desenvolverá o Projeto de forma interdisciplinar ,intitulado :A Escola contra o Tabagismo.
Cada disciplina dar a sua contribuição para o desenrolar desta temática:

# PORTUGUÊS -elabora cartaz sobre o efeito do cigarro no organismo.
-Elaborar um logotipo de combate ao fumo sobre os efeitos do cigarro no organismo.
-Redigir uma redação sobre os males do vício do cigarro e como também a paródia e a literatura de cordel.

# MATEMÁTICA -Fazer um levantamento pesquisado:
-Número de fumantes na escola(alunos,Professores.
funcionários...)
-Idade em que começaram a fumar
-Quantos cigarros fumam ao dia e o motivo que os levaram a fumar.
Construir gráficos com os resultados da pesquisa.
# BIOLOGIA -As doenças que o cigarro acarreta ao organismo, produzindo cartazes e folhetos informativos.
- As consequências para o bebê do uso do fumo durante a gravidez.

# QUÍMICA E FÍSICA-Pesquisa da anatomia do cigarro , mostrando a cada tragada o que um fumante ingere.
- Estudar os componentes utilizados para fabricar o cigarro e seus efeitos sobre o organismos.

# HISTÓRIA - pesquisa sobre o histórico do cigarro.
-Falar sobre a origem do cigarro: onde surgiu, época , quem os consome.
-Quando se tornou comercializado.

# GEOGRAFIA -Pesquisa sobre as cidades produtoras dos componentes do cigarro.
-O maior país produtor de cigarros
- Leis que visam combater o fumo
- Por que o fumo é considerada uma droga lícita.

# ARTES -Confecção de cartazes, Banner ,planfletos ,mural,pintura ,desenhos botons,camisetas,faixas, com desenhos e slogons contra o tabagismo, para serem utilizados durante a feira, Dramatização com a temática drogas.

# SOCIOLOGIA - Pesquisa sobre o cigarro e a sociedade.

Tal projeto pensado coletivamente por todas as área de ensino visa mostrar que o fumo é uma arma carregada e o tempo aperta o gatilho.

7- Atividades propostas

Pesquisa, mural, cartaz , faixas, slogans , pinturas, desenhos, dinâmicas, debates, entrevistas , dramatizações, vídeo, trabalho em grupos, palestras , redação, paródia...

8-Recursos humanos

Diretora, coordenadores escolares, professores, alunos, pais, órgãos colegiados e comunidade escolar.

9- recursos materiais

Textos, cartolinas,papel madeira, canetinhas, pincéis, cola, gravuras, tesoura, revistas, computador , livros, data-show.

10- Eixos Curriculares

Envolvendo as três áreas do conhecimento: Linguagem e Códigos ,Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas.

11-Temas transversais

Saúde, Ética, Cidadania, pluralidade cultural.

12-Atividade paralela

Conscientizar professores e pais de alunos da importante missão de educar os adolescentes sobre o combate ao tabagismo.

13- Tempo de duração

A duração do Projeto contra o TABAGISMO corresponderá a uma semana dedicada a Campanha denominada “ A Escola contra o Tabagismo”, para mostrar que o fumo é uma arma carregada e o tempo aperta o gatilho.
14-Culminância
Produção e montagem de uma exposição em uma feira “ A Escola contra o Tabagismo “ para divulgar o trabalho realizado na escola .

15- Avaliação
A avaliação se desenvolverá através do processo de observação contínua de atividades, através de :
- participação
- Interesse
- Desempenho

3 comentários:

  1. Nossa essa garota da foto é aluna?Ou Professora?
    È muito linda!!!!

    ResponderExcluir
  2. otimo projeto! Me ajudara muito na revisão teórica de meu pré-projeto, muito obrigado!

    ResponderExcluir

Comente aqui suas idéias.