SOLETRANDO
ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS
JUSTIFICATIVA
A escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos, desde que se lia, através de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
A nossa língua portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua. Sabemos que devido à complexidade os alunos apresentam dificuldades para escrever de acordo com as regras ortográficas.
A escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas regras, prepará-las para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é necessário atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leitura, de atividades lúdicas. Foi pensando nisto que os professores de Língua Português da E.E.M. Etelvina Gomes Bezerra juntamente com o núcleo gestor prepararam o Projeto Soletrando, onde será trabalhado todas as regras de maneira divertida e competitiva que é muito instigante para os alunos.
OBJETIVO GERAL
Incentivar a ampliar o vocabulário através de uma competição saudável
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Estimular a leitura, a pronúncia e a escrita correta das palavras;
- Compreender o significado das palavras e sua morfologia;
- Escrever de acordo com o novo sistema ortográfico;
- Aprimorar a ortografia e expressão oral;
- Despertar o interesse pela língua portuguesa baseado no dicionário;
- Inteirar uns com os outros e exercitar a decodificação;
METODOLOGIA
- Explicar aos alunos as regras do jogo – Usaremos as novas regras gramaticais em vigência desde o dia 01/01/2009.
REGRAS DO JOGO:
01 – Fala-se a palavra;
02 – O aluno repete a palavra dita;
03 – Em seguida soletra;
04 – Repete novamente a palavra, indicando que terminou a soletração;
05 – Se o aluno errar alguma letra, acento, ou qualquer outro sinal gráfico como cedilha, hífen, etc, a soletração será considerada errada.
06 – Depois de iniciada a soletração é proibido corrigir qualquer letra. O aluno pode até recomeçar a soletração, mas não pode mudar a ordem de nenhuma letra que já tenha dito;
07 – As palavras escolhidas devem ser divididas em três níveis de dificuldade; fácil, intermediário e difícil.
08 – Antes de começar a soletração o aluno pode pedir os seguintes benefícios;
A) Sinônimo da palavra.
B) Aplicação da palavra numa frase.
- Reservar uma aula por semana para trabalhar o uso do dicionário e dificuldades ortográficas.
- As inscrições serão dentro de casa sala com o professor de Língua Portuguesa.
- A seleção será dentro das salas com a competição, regida pelo professor.
- A 1ª fase será na sala onde o melhor colocado será selecionado para próxima fase.
- A 2ª fase no pátio da escola, por eliminação ficarão apenas três alunos para a grande final: 01 do turno manhã, 01 do turno tarde e 01 do turno noite.
- A 3ª fase no pátio da escola por eliminação ficará apenas um para ser o campeão do Soletrando 2011 da Escola Etelvina Gomes Bezerra.
CRONOGRAMA
- Premiação
- Divulgação
1ª Fase: Junho
2ª Fase: Agosto
3ª Fase: Agosto
RECURSOS HUMANOS
- Núcleo Gestor
- Professores
- Alunos
RECURSOS MATERIAIS
- Dicionário
- Banco de Palavras
- Máquina fotográfica
- Som
- Microfone
AVALIAÇÃO
Análise dos resultados obtidos, através de relatório.
1ª Fase do SOLETRANDO
_______________________________
Professora da Área de Linguagens e Códigos interagindo com os alunos
______________________________
Professores da Área de Linguagens e Códigos e uma representante do Núcleo Gestor(Coord.)
_______________________________
2ª Fase do SOLETRANDO
______________________________
Professora PCA de Linguagens e Códigos e Finalistas do SOLETRANDO
(3ª Fase)
______________________________
PREMIAÇÃO - PÁTIO DA ESCOLA
Aluna Campeã - Juliana das Chagas Ferreira
Aluno 2º Colocado - Lucas Gomes
Professora - Gleice Maria
PCA de Ling. e Códigos - Socorro Oliveira
Diretora - Maria Josenis Nunes Martins
Dia 22 de Setembro de 2011 - Entrega dos prêmios aos vencedores: Um celular e kit escolar
Parabéns pela inciativa, que pena que na "minha época" não tinha isso. Tenho muitas saudades de todos dessa intitução de ensino...
ResponderExcluirTorço muito para o crescimento educacional dessa escola; se dependesse somente do corpo docente, já estaria ótimo, no entanto...
Abraços
Rosana Vasconcelos.